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Foco no cliente: é a grande sacada do Marketing

No esporte, principalmente, no tênis e vôlei o saque é um dos principais fundamentos nessa modalidade de esporte de quadra. É um fundamento decisivo para iniciar o game ou o set com vantagem e vencer a competição. Da mesma forma nas empresas o foco no cliente – se comparado ao tênis/vôlei seria como se fosse o saque – é uma condição “sine qua non” para conquistar e fidelizar o cliente; e assim como no esporte, vencer a competição.

No esporte, principalmente, no tênis e vôlei o saque é um dos principais fundamentos nessa modalidade de esporte de quadra. É um fundamento decisivo para iniciar o game ou o set com vantagem e vencer a competição. Da mesma forma nas empresas o foco no cliente – se comparado ao tênis/vôlei seria como se fosse o saque – é uma condição “sine qua non” para conquistar e fidelizar o cliente; e assim como no esporte, vencer a competição.

Foco no cliente

Antigamente, os consumidores não tinham muitas opções de compras e quem detinha o poder eram os poderosos empresários que monopolizavam os produtos e serviços. Porém, com o crescente surgimento de novos produtos e concorrentes o poder desses empresários foi transferido para os clientes, tornando-os majestades.

As empresas que não perceberam isso estão fadadas ao fracasso. Sendo assim, faz-se necessário que as empresas tenham atitudes e implementem ações no sentido de darem atenção ao cliente, ou seja, que tenham foco no cliente. As empresas que, realmente, desejam que o cliente venha em primeiro lugar devem tomar várias medidas, entre elas as seguintes:

- em primeiro lugar, deverão ser adotadas ações de marketing com a finalidade de que os funcionários tenham empatia – se colocam no lugar do cliente, buscando agir ou pensar da forma como eles pensariam ou agiriam nas mesmas circunstâncias -, um bom relacionamento, preocupação com os clientes e atender os anseios deles;

- monitorar o nível de satisfação dos seus clientes em relação ao nível de satisfação dos clientes dos concorrentes – identificar ausências ou falhas de produtos e serviços que poderiam ser melhorados –;

- devem ser mapeados todos os pontos de interação entre os funcionários e os clientes, principalmente, nos pontos críticos que frustrem os clientes;

- adotar e dar ênfase aos programas de treinamentos para cultivar atitudes positivas por parte dos funcionários; e

- monitorar, continuamente, os níveis de satisfação dos clientes para que as melhorias dos processos possam ser percebidas e os problemas possam ser identificados e corrigidos imediatamente, dando feedback aos clientes insatisfeitos. Exemplo: na rede de lojas de varejo Renner na saída, de cada loja, tem um painel onde é medida a satisfação dos clientes.

Portanto, assim como no tênis/vôlei o saque é um dos principais fundamentos nessa modalidade de esporte, nas empresas o foco no cliente é uma condição “sine qua non” para atender às necessidades e os desejos dos clientes, ou seja, as empresas terão que permanentemente procurarem entender o cliente para satisfazê-los e encantá-los para que ele retorne a comprar e torne-se um cliente com fidelidade; e igualmente a esses esportes, que as empresas consigam vencer a competição.

fonte: administradores.com

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